CITOLOGIA

teste Citologia Hematológica

utilidade

A depender da indicação do médico assistente, deverá ser realizado apenas esfregaço de sangue periférico ou este primeiro associado a mielograma (punção por agulha fina da medula óssea). Estes exames visam a detecção de alterações hematológicas, primárias ou secundárias a outras doenças não hematológicas, as quais podem auxiliar na conclusão diagnóstica em hematopatologia. É possível identificar agentes infecciosos ou efeitos citopáticos causados por estes agentes, células neoplásicas, dispoese de formação de células hematopoéticas, estados reacionais, entre outros. O esfregaço de sangue periférico é feito por profissional treinado em análise clínica, a partir de sangue colhido para hemograma. O mielograma é realizado pelo médico hematologista, através de punção por agulha fina e seringa, sob anestesia local, conforme indicação médica.

material requerido

- Sangue periférico: Lâmina (esfregaço pronto) - deixar secar ao ar ambiente, sem uso de fixador.
- Mielograma: Lâmina (esfregaço pronto) - deixar secar ao ar ambiente, sem uso de fixador.

metodologia

- Esfregaço de sangue periférico: realizado em lâmina de vidro, a partir de gota de sangue colhido para hemograma; deve ser realizado logo após coleta do material e secado a fresco, em ar ambiente;
- Esfregaço de mielograma: a coleta é feita sob anestesia local e consiste na aspiração da medula óssea (região esternal, cristas ilíacas anterior ou posterior, ou tibial em crianças menores de uma ano), seguida da confecção de esfregaços em lâminas de vidro, para exame ao microscópio. Os esfregaços devem secar em temperatura ambiente.

Microscopia (Colorações de Giemsa, Perls, Esterase, Sudan-Black).

transporte

Após esfregaços prontos, colocar em recipiente de transporte de lâminas de vidro (plástico ou papelão), identificados se sangue periférico (SP) ou medula óssea (MO) e datados (se material evolutivo para comparação), sem fixador e, em seguida, enviar à Consultoria em Patologia.

prazo de entrega

5 a 7 dias úteis, laudo em conjunto com biópsia de medula óssea (tempo de descalcificação).